Nova unidade industrial da Bluepharma concluída no final de 2021
04 de September de 2020 in "Bluepharma"
O Futuro é Agora!
A Bluepharma tem em curso o projeto Bluepharma Acelera 2030, que prevê a criação de nova unidade industrial "state of the art" para a produção de formas sólidas orais potentes, em Eiras (Coimbra), e que estará concluída no final de 2021.
Associado a um dos maiores investimentos industriais dos últimos anos no distrito de Coimbra, que ascende a 46 milhões de euros, o edifício inovador ficará dotado com painéis fotovoltaicos com capacidade para gerarem 250 KWh/ano, o que corresponde a cerca de 30% do consumo estimado da fábrica.
O Bluepharma Acelera 2030 permite à Bluepharma internalizar os resultados das atividades de I&D "in-house" através da produção comercial de novos produtos mais complexos, sofisticados e com maior grau de inovação, promover a substituição do papel por ferramentas digitais de informação e fomentar o aumento das suas exportações.
As inovações tecnológicas mais relevantes estão associadas ao "software" e ao "hardware" especificamente desenvolvidos para o setor farmacêutico, à conetividade entre máquinas e sistemas, nomeadamente através de sensores e outros sistemas de tecnologias de informação para troca de informação automática e segura, e à aquisição de equipamentos "state of the art" que permitem, para além de um maior controle e eficiência, a alteração do processo produtivo para um modo mais digital e autónomo.
A utilização de tecnologias de última geração visa implementar uma cultura de zero defeitos, virtualizar o produto ao longo de todas as etapas produtivas, eliminar tarefas de transcrição de dados, aumentando a "compliance" e integridade dos mesmos.
Este investimento possibilita à Bluepharma a diversificação do seu negócio com a entrada em novos mercados e segmentos de clientes, contribuindo deste modo para o reforço do setor farmacêutico nacional.
O Projeto contribui também para o aumento das exportações nacionais, prevendo-se que a Bluepharma atinja, em 2024, uma intensidade exportadora de 90%.
O Bluepharma Acelera 2030 tem efeitos de arrastamento significativos para a atividade económica, estimando-se que, em 2024, cerca de 40% das compras e de 60% dos fornecimentos e serviços externos contratados pela Bluepharma tenham origem em Portugal, o que representa um crescimento das compras e FSE no mercado nacional superior a 50% no decurso do investimento.
Este investimento tem um impacto significativo no aumento do emprego e da competitividade da região Centro e do País, através da criação de 100 postos de trabalho diretos, na sua maioria altamente qualificados.
Através da implementação de tecnologias de última geração, o Projeto impulsiona a eficiência energética.
Estamos juntos, Agora e no Futuro.
Clique na foto para ver maior